top of page

ESPERANTO

O esperanto é uma língua, mas uma língua diferente, que não pertence a nenhum povo, pátria, raça ou religião. Ela foi criada em 1887 pelo médico polonês Dr. Zamenhof. Desde então, o número de seus falantes vem crescendo paulatinamente, e, hoje, há falantes de esperanto em praticamente todos os países do mundo; gente igual a mim e a você; mas que consegue se comunicar, em pé de igualdade, com gente de qualquer outra parte do mundo! Isso porque, não sendo de nenhum povo, o esperanto é de todos! É uma língua neutra e internacional, cujo objetivo é apenas o de ser a segunda língua de cada povo, preservando as culturas e línguas de cada lugar.

Além disso, o esperanto pode ser aprendido mais rápida e facilmente que qualquer outra língua, bastando apenas cerca de um ano de estudo para que qualquer pessoa possa se comunicar em excelente nível. Ou seja, você investe muito menos tempo, dinheiro e cérebro para conseguir acesso a uma diversidade de pessoas que nenhuma outra língua vai lhe proporcionar!

Mas aí você deve estar se perguntando: “Se é tão bom assim, por que é que eu nunca ouvi falar disso?” Ora, amig@, ensinar idiomas é uma indústria que gera fortunas pra muita gente em alguns poucos países, pessoas que preferem que você passe oito ou dez anos se matando – e pagando caro! pra aprender uma língua que vai lhe abrir apenas a porta do(s) país(es) onde é falada. Outra coisa: língua é poder! E as nações mais poderosas “vendem” a ideia de que, falando sua língua, você também vai ter esse poder! Essas pessoas e países não querem que o mundo saiba sobre o Esperanto. Nós não temos nada contra a língua de país nenhum – até porque lá também tem esperantistas, mas nós queremos que você abra, de uma vez só, todas as portas!

bottom of page